A partir desta sexta-feira, jovens entre 12 e 17 anos só podem entrar no Royal Plaza Shopping se estiverem acompanhados de seus pais ou de um responsável legal e têm de apresentar um documento de identificação. O que levou o local a endurecer as regras de entrada foi a combinação, pela internet, para a realização de um rolezinho no local nesta sexta-feira. A direção do Santa Maria Shopping está consultando sua assessoria jurídica para também adotar a medida.
Nas redes sociais, trocas de mensagens dos jovens que estavam combinando o rolezinho tinham frases como: "No rolezinho, ocorre assalto entre os amigos ou só assaltam os outros?".
_ O que estamos fazendo é tomar uma atitude preventiva no sentido de garantir a segurança dos clientes. Afinal, as famílias vêm ao shopping para se divertir _ afirma o administrador do Royal, Ruy Giffoni.
Segundo Giffoni, há relatos de pessoas que reclamaram de bullying, de corridas desenfreadas pelos corredores, de xingamentos e até de serem cuspidos pelos jovens.
A administradora do Santa Maria Shopping, Oneide Serro, diz que há tempos vem pensado em adotar a mesma medida.
_ No dia 3, quando não conseguiram entrar no Royal, eles vieram para a frente do nosso shopping, mas não chegaram a entrar, acredito que porque temos um bom esquema de segurança _ afirma Oneide.
Para o comandante do 1º RPMon, tenente coronel Sidenir Cardoso, haverá uma filtragem da entrada dos jovens que têm intenção de cometer delitos e arranjar brigas, mas é provável que eles elejam outro local para os rolezinhos.
_ Estamos precavidos em relação a isso. Por enquanto, os eventos deste tipo que foram programados não tiveram a força esperada pela repercussão que tiveram nas redes sociais _ afirma Cardoso.